Palmilhas ortopédicas

O bom funcionamento do mecanismo que compõe pé e tornozelo permite que vivamos de forma confortável e autônoma, já que precisamos nos locomover quase o tempo todo. Portanto, conhecer a forma como você pisa e usar palmilhas ortopédicas e calçados adequados podem trazer muito mais bem-estar do que você imagina.

Palmilhas ortopédicas

 

O pé e o tornozelo são formados por um conjunto de músculos, ossos, ligamentos e articulações que é permanentemente exigido. Alterações em outras partes do nosso corpo – como desvios na coluna ou excesso de peso – e atividades rotineiras como a prática de esportes ou movimentos laborais repetitivos podem gerar consequências para nossos pés e tornozelos.

Podemos afirmar sem exagero que eles aguentam o peso do nosso corpo. E quando saltamos, corremos ou caímos de certas alturas, geramos uma boa dose de impacto sobre eles. Como qualquer conjunto de músculos, ossos, ligamentos e articulações, nossos pés e tornozelos também se cansam e se desgastam. E conforme a frequência, intensidade e peso do impacto que colocamos sobre eles, esse desgaste acontece mais rapidamente.

As palmilhas ortopédicas são um aliado para a saúde e bem-estar dos nossos pés e tornozelos. Elas absorvem boa parte do impacto provocado sobre eles, reduzindo o desgaste e aumentando nosso conforto, seja numa caminhada normal ou na prática de alguma atividade mais exigente.

 

Palmilhas ortopédicas: entendendo suas finalidades

A prevenção e tratamento para a maioria das patologias e lesões do aparelho músculo-esquelético demanda a utilização de diversos equipamentos, dos mais simples aos mais complexos. Não é incomum encontrarmos pessoas que estão fazendo uso de joelheiras, tornozeleiras e, muitas vezes, até botas ortopédicas.

O uso desses equipamentos é necessário, eminentemente, porque o nosso aparelho músculo-esquelético é permanentemente exigido, além de ser um dos sistemas mais expostos do nosso organismo. Como ele tem a função de sustentar nosso corpo e viabilizar a realização de praticamente todas as nossas atividades diárias, os riscos de lesão são constantes.

As palmilhas ortopédicas são equipamentos fundamentais tanto para ajudar no tratamento de patologias e machucados – especialmente nas lesões do esporte – quanto para reduzir o risco de novos traumas. Pacientes que tiveram lesões graves no pé e no tornozelo, como uma ruptura no tendão de Aquiles ou uma fratura de tornozelo, podem e devem usar as palmilhas ortopédicas na parte final do tratamento. Para algumas lesões mais comuns, como a fasceíte plantar, as palmilhas ortopédicas são severamente indicadas.

Pessoas que querem evitar traumas e lesões, especialmente na prática de atividades físicas, podem e devem utilizar palmilhas ortopédicas. Para a prática esportiva, elas são confeccionadas com materiais que favorecem o amortecimento do impacto nos pontos de maior pressão do pé contra a superfície.

 

A importância da baropodometria para a recomendação da palmilha

Atualmente há uma boa variedade de palmilhas ortopédicas disponíveis no mercado e a preços acessíveis. A tecnologia para o desenvolvimento desse tipo de equipamento avançou bastante, o que favoreceu a redução de custos.

Hoje em dia é possível confeccionar palmilhas ortopédicas completamente customizadas à pisada de cada paciente sem que ele tenha que arcar com custos elevados. Essa customização é possível graças à baropodometria, um exame que permite um diagnóstico preciso da pisada de qualquer pessoa.

No exame da baropodometria, o paciente pisa numa plataforma que contém, em seu mecanismo, milhares de sensores. Eles captam a pressão que cada parte do pé faz sobre a plataforma e a interpretam em tempo real. O resultado é uma imagem da planta do pé do paciente indicando os diferentes pontos de pressão, como se fosse um “mapa de calor” da planta do pé sobre o chão.

A baropodometria permite que sejam verificadas alterações posturais, pressão exercida em cada perna, distribuição de força aplicada entre o calcanhar e na parte frontal dos pés, possíveis disfunções no pé, no tornozelo e potenciais problemas em outras partes do sistema musculoesquelético – aquelas que geram consequências nos pés.

É com as informações geradas pela baropodometria, junto do diagnóstico feito pelo ortopedista ou pela ortoprotesista, que serão desenvolvidas as palmilhas ortopédicas. Estas serão fabricadas com materiais diversos e modernos, que serão escolhidos conforme a finalidade do uso: tratamento de patologias, lesões, prevenção de traumas ou para aumentar o conforto no dia a dia ou na realização de atividades físicas.

Aqui em Sete Lagoas, na clínica, com a supervisão da fisioterapeuta Grazielle, é realizamos a baropodometria e disponibilizamos todas as informações necessárias para a fabricação das palmilhas ortopédicas customizadas, caso seja o desejo do paciente.

Nunca é demais lembrar que palmilhas ortopédicas são um aliado para a saúde dos nossos pés e tornozelos, aumentando nosso conforto e bem-estar, especialmente em etapas de tratamento de lesões ou na prática esportiva. Converse com seu ortopedista sobre a possibilidade do uso desse equipamento. Aqui na clínica, estamos abertos para recebê-lo para o exame da baropodometria.

 

Nossos serviços

Especialidades e atendimentos

Ortopedia e traumatologia

Ortopedia e traumatologia

Especialidade que cuida da saúde dos elementos do aparelho locomotor – ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações – e das doenças, traumas e fraturas relacionadas a essas estruturas.

Pé e tornozelo

Pé e tornozelo

Subespecialidade responsável por 28 ossos, 36 articulações, cerca de 29 músculos e mais de 30 ligamentos. Eles formam uma das biomecânicas mais complexas do corpo: o pé e o tornozelo.

Lesões do esporte

Lesões do esporte

Área de medicina dedicada ao estudo e tratamento de lesões decorrentes do esporte. Geralmente elas são estresses impostos ao organismo que o impedem de funcionar adequadamente.