Baropodometria

O conjunto formado por pé e o tornozelo tem 28 ossos, 36 articulações, cerca de 29 músculos e mais de 30 ligamentos, todos trabalhando harmoniosamente para exercer uma das atividades que mais utilizamos ao longo da vida: a locomoção. Exatamente por permitir a execução de uma atividade tão fundamental para nós que cuidar dos pés é tão importante. E dentre as atuais opções para avaliar o bom funcionamento do pé e tornozelo, a baropodometria é uma das mais recomendadas. 

Baropodometria

 

A baropodometria é um exame que avalia a pisada do paciente. Por meio de uma plataforma que contém milhares de sensores, é medida a pressão plantar do indivíduo, já aferindo a distribuição da carga em diferentes pontos da planta do pé.

É graças a baropodometria que diagnosticamos várias disfunções do aparelho locomotor. Apesar de existirem outros exames que ajudam no diagnóstico de lesões ou patologias de ossos, músculos e articulações, a baropodometria é um importante aliado na identificação de problemas do sistema musculoesquelético por dois fatores: a praticidade na realização e a quantidade de informações levantadas no exame.

 

Baropodometria: como ela é realizada

No exame da baropodometria, o paciente pisa num equipamento chamado baropodômetro. Trata-se de uma plataforma que se parece com uma balança doméstica – como aquelas que normalmente mantemos no banheiro. Essa plataforma contém, em seu mecanismo, milhares de sensores que captam a pressão que cada parte do pé faz sobre a plataforma.

Essas diferenças de pressão de cada um dos pés do paciente são interpretadas, em tempo real, pelo sistema da plataforma. O resultado gerado é a imagem da planta do pé do paciente indicando os diferentes pontos de pressão dos pés na plataforma – como se fosse um mapa dos diferentes pontos de pressão da planta do pé sobre o chão.

A baropodometria é realizada em duas etapas:

  • Análise estática à o paciente fica parado sobre a plataforma durante um pequeno período de tempo
  • Análise dinâmica à o paciente caminha sobre a plataforma

Na etapa de análise estática, são medidos os pontos de pressão plantar e em quais deles ocorrem os picos de pressão. Também é verificado o centro de gravidade do paciente.

Já na análise dinâmica da baropodometria, é avaliado o tipo de pisada do paciente – se pronada, supinada ou normal – como se comporta seu centro de gravidade durante a caminhada e quais são as alterações biomecânicas nos músculos durante o caminhar.

 

Benefícios da baropodometria e quando devo fazê-lo

Conforme dissemos no início deste texto, a baropodometria tornou-se um importante aliado de ortopedistas devido à praticidade na realização e pela quantidade de informações que são levantadas.

A baropodometria é um exame não invasivo. Em outras palavras, não há necessidade de corte, aplicação de agulhas ou mesmo ingestão de algum medicamento prévio ao exame. Também não há necessidade de preparação anterior como jejum ou não ingestão de bebida alcóolica.

Além disso, é um exame indolor e que não causa incômodos. O paciente não sente nada – os sensores do baropodômetro não emitem radiação ou calor. Em outras palavras, não há contraindicação para a realização do teste, ele pode ser realizado em indivíduos de todas as idades.

Os dados aferidos pela plataforma ajudam o ortopedista a fazer o diagnóstico mais preciso do paciente. Por meio do exame podem ser verificadas alterações posturais, pressão exercida em cada perna, distribuição de força aplicada entre o calcanhar e na parte frontal dos pés, entre outras análises. O exame permite não apenas identificar disfunções no pé e tornozelo, mas também possíveis problemas em outras partes do sistema musculoesquelético que geram consequências nos pés.

E para além do diagnóstico de patologias, lesões ou de pacientes que estão em fase de reabilitação e precisam de uma análise mais pormenorizada da sua recuperação, a baropodometria é um exame que auxilia na prevenção de lesões. Pessoas que estão para iniciar ou desejam retomar a prática esportiva, especialmente as que envolvem salto – como corrida, basquete, vôlei, futebol – podem fazer o exame para diagnosticar o tipo de pisada.

A correta análise da pisada permite que você passe a utilizar um calçado mais adequado para você. Atualmente há tênis para os três tipos de pisada – pronada, supinada ou normal. A escolha do calçado adequado evita incômodos, possíveis lesões e pode, inclusive, ampliar a durabilidade do seu calçado.

Se você tem mais interesse em conhecer a baropodometria e os benefícios que ela traz, entre em contato e agende uma consulta. Podemos realizar o procedimento na hora e você já sai com uma análise detalhada da condição da sua pisada.

Nossos serviços

Especialidades e atendimentos

Ortopedia e traumatologia

Ortopedia e traumatologia

Especialidade que cuida da saúde dos elementos do aparelho locomotor – ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações – e das doenças, traumas e fraturas relacionadas a essas estruturas.

Pé e tornozelo

Pé e tornozelo

Subespecialidade responsável por 28 ossos, 36 articulações, cerca de 29 músculos e mais de 30 ligamentos. Eles formam uma das biomecânicas mais complexas do corpo: o pé e o tornozelo.

Lesões do esporte

Lesões do esporte

Área de medicina dedicada ao estudo e tratamento de lesões decorrentes do esporte. Geralmente elas são estresses impostos ao organismo que o impedem de funcionar adequadamente.