Ortopedia e Traumatologia
Ortopedia e Traumatologia, assim é denominada a especialidade médica que cuida da saúde dos elementos do aparelho locomotor, que são os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Além das doenças relacionadas a estas estruturas a especialidade também cuida dos traumas e fraturas do aparelho locomotor, por isso também a denominação traumatologia. A Ortopedia e Traumatologia é uma especialidade clinica e cirúrgica, os ortopedistas aprendem durante sua formação a performar diversos tipos de cirurgias.
Para se formar ortopedista, o médico, após os 6 anos de faculdade de medicina, deve realizar uma residência médica com duração de mais 3 anos. Durante estes 3 anos, o médico é submetido a uma grande carga de estudo e trabalho que frequentemente é maior que 60 horas por semana. Para validar seus conhecimento, após os 3 anos de residência o médico se submete a prova da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a SBOT. Esta é uma prova bem elaborada, tanto teórica como prática que testa os conhecimentos do médico aspirante a ortopedista. É um grande mérito e um motivo de comemoração quando o médico é aprovado neste exame, a prova é difícil e a taxa de reprovação é elevada. Por isso, é sempre importante verificar se seu médico ortopedista possui o título da SBOT.
Devido a grande complexidade da área e à sua grande gama de procedimentos, após os 3 anos o médico ortopedista geramente faz mais 1 ou 2 anos de residência para se especializar ainda mais em alguma área específica. As subáreas dentro da Ortopedia e Traumatologia são diversas. Exemplos delas são, cirurgia de joelho, cirurgia de pé e tornozelo, cirurgia do quadril, traumatologia do esporte entre outras.
Do ponto de vista histórico Nicholas Andry é considerado o pai da ortopedia. Em seu clássico livro de 1741 criou o termo “Ortopedia”: “Ortopedia, ou a Arte de Corrigir e Prevenir Deformidades em Crianças”. A palavra deriva da combinacão dos termos gregos “orthos” (reto) e “paidion” (criança). Neste período, a especialidade tratava principalmente as deformidades da coluna e dos ossos infantis, por isso a origem do termo tem este significado. A ilustração da árvore tortuosa amparada a um alicerce reto que ilustrava seu livro tornou-se o símbolo da Ortopedia.
Hoje, a especialidade é bem mais ampla e moderna. As cirurgias estão cada vez mais tecnológicas e menos invasivas. Os exames de diagnóstico são capazes identificar lesões muito precocemente. Isto demanda do ortopedista uma atualização constante de seus conhecimentos.
Especialidades e atendimentos
Ortopedia e traumatologia
Especialidade que cuida da saúde dos elementos do aparelho locomotor – ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações – e das doenças, traumas e fraturas relacionadas a essas estruturas.
Pé e tornozelo
Subespecialidade responsável por 28 ossos, 36 articulações, cerca de 29 músculos e mais de 30 ligamentos. Eles formam uma das biomecânicas mais complexas do corpo: o pé e o tornozelo.
Lesões do esporte
Área de medicina dedicada ao estudo e tratamento de lesões decorrentes do esporte. Geralmente elas são estresses impostos ao organismo que o impedem de funcionar adequadamente.