Pé e Tornozelo

Com 28 ossos, 36 articulações, cerca de 29 músculos  e mais de 30 ligamentos o pé e o tornozelo possuem uma biomecânica complexa. A alteração de apenas um destes elementos pode provocar uma disfunção de todas as outras estruturas associadas

 

Pé e tornozelo

Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos, a ampliação dos conhecimentos e a descoberta de novas técnicas cirúrgicas fez com que a ortopedia se segmentasse. Os ortopedista para ter amplo domínio dos procedimentos cirúrgicos passaram a se especializar em algumas áreas específicas. O cirurgião de pé e tornozelo, é o médico ortopedista que após passar pelos seis anos de faculdade de medicina, três anos de residência médica em ortopedia e traumatologia, se especializa durante mais um ano em cirurgia do tornozelo e pé.

Biomecânica complexa.

Cada pé e o tornozelo contém 28 ossos, 36 articulações, cerca de 29 músculos e mais de 30 ligamentos. Todas essas partes trabalham harmoniosamente e coordenadamente para exercer sua função. O pé humano é um mecanismo extremamente complexo que funciona interdependentemente com outros componentes do sistema locomotor. A falha ou mudança de funcionamento de uma única parte, seja por doença, forças externas ou manipulação cirúrgica, alterará as funções das partes restantes.

No entanto, eventualmente precisamos intervir de forma cirúrgica para mudar o componentes anatômicos e estruturais do pé. Quando fazendo isso, ter consciência das consequências dessas mudanças é fundamental para alcançar os resultados desejados.

Quando procurar um ortopedista especialista em tornozelo e pé?

Os pacientes procuram um ortopedista especialista em tornozelo e pé por queixas diversas, estas geralmente envolvem algum tipo de dor, trauma ou deformidade. Os pés e tornozelos estão submetidos a uma grande quantidade diária de carga e impacto. Segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), mais de 70% da população mundial sofre com dores nos pés e tornozelos. Estas dores são por diversos motivos, que podem envolver sobrecarga, uso inadequado de calçado, artroses, tendinites entre outros. Os agravos do pé e tornozelo também são muito associados com atividades esportivas. Fraturas e lesões ligamentares devem ser diagnosticadas de forma rápida e precisa para serem tratadas adequadamente

Uma avaliação precisa, com a análise correta da queixa, exame físico e avaliação dos exames complementares são fundamentais para o diagnóstico exato e, consequentemente, para um melhor prognóstico. Muitos distúrbios do tornozelo e pé são bem tratados com medidas conservadoras. Mudança do tipo de calçado, uso de órteses, palmilhas e exercícios de reabilitação podem solucionar muitas patologias. Por outro lado, quado estas medidas não são suficientes, podemos lançar mão de diversos tipos de intervenções cirúrgicas.

Em que consiste a fratura no tornozelo?
Nossos serviços

Especialidades e atendimentos

Ortopedia e traumatologia

Ortopedia e traumatologia

Especialidade que cuida da saúde dos elementos do aparelho locomotor – ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações – e das doenças, traumas e fraturas relacionadas a essas estruturas.

Pé e tornozelo

Pé e tornozelo

Subespecialidade responsável por 28 ossos, 36 articulações, cerca de 29 músculos e mais de 30 ligamentos. Eles formam uma das biomecânicas mais complexas do corpo: o pé e o tornozelo.

Lesões do esporte

Lesões do esporte

Área de medicina dedicada ao estudo e tratamento de lesões decorrentes do esporte. Geralmente elas são estresses impostos ao organismo que o impedem de funcionar adequadamente.