Bursas

Aqui no site, recentemente publiquei um texto sobre a anatomia do joelho, no qual apresento suas estruturas e explico suas características e funções. Por ser formado por três articulações, o joelho é composto por um grande número de estruturas, concentrando a maior quantidade de bursas do corpo humano.

Sim, há bursas no joelho – cinco, para ser mais específico. Esse alerta faz sentido porque normalmente lembramos das bursas apenas quando elas doem, geralmente motivadas pelas famosas bursites. E como a maior ocorrência desse tipo de inflamação são nos ombros, cotovelos e quadris, podemos ser levados a acreditar que essas estruturas existem apenas nessas regiões do corpo.

Mas o fato é que existem mais de 150 bursas em todo o corpo humano. Elas estão presentes em todas as articulações sinoviais, em maior e menor quantidade. E neste texto vamos entender um pouco melhor sobre sua composição, anatomia e funções.

Formação e composição

As bursas, também conhecidas como bolsas sinoviais, são pequenos sacos cheios de água e líquido sinovial que geralmente se localizam em pontos das articulações nos quais um músculo ou tendão se fricciona com um osso. Em algumas articulações, como nos cotovelos, as bursas impedem o atrito entre a saliência óssea e a pele sobrejacente.

Nossas bursas são formadas ainda na fase embrionária, oriundas da ectoderma, o folheto mais externo que recobre o embrião. A formação das bolsas sinoviais acontece junto com a de algumas glândulas da pele e aquelas desenvolvem-se ao longo de toda a gestação. Contudo, nem todas as bursas estão completamente formadas no parto. Muitas delas desenvolvem-se nos primeiros anos de vida, conforme as fricções intra-articulares se intensificam.

Além do processo natural de formação das bolsas sinoviais, elas também podem se desenvolver buscando aliviar a tensão gerada por uma pressão não natural. Conhecida como “bursa adquirida”, elas cobrem proeminências ósseas. Um exemplo clássico de surgimento da bursa adquirida acontece em pacientes com joanete. Nesses casos, a bursa se desenvolve na base interna do dedão do pé.

O surgimento da bursa adquirida é mais comum em pessoas que usam calçados muito justos ou que não cuidam adequadamente dos pés. Deformidades ósseas subcutâneas também podem ser fatores causadores.

Diferente das bursas naturais, as adquiridas são formadas por tecido conjuntivo degenerado, não possuindo o mesmo revestimento endotelial da bursa natural.

Bursas: funções e riscos associados

A principal função das bursas é reduzir o impacto gerado pelo atrito repetitivo entre estruturas das articulações durante seu movimento. Como já dissemos, normalmente as bolsas sinoviais se localizam entre um músculo ou tendão e um osso.

Elas funcionam como amortecedores, absorvendo as pressões existentes em pontos específicos das articulações. O líquido sinovial presente na bolsa forma uma camada na superfície interna da estrutura, viabilizando sua própria lubrificação.

Vale lembrar, como dissemos no início do texto, que as bursas estão presentes em todas as articulações sinoviais. Esse alerta faz sentido porque nem todas as articulações do nosso corpo são sinoviais. Estas são as mais “clássicas” e famosas, as que possuem cápsula articular: ombro, cotovelo, joelho, entre outras. Nas articulações fibrosas e cartilaginosas, não há bolsas.

As bursas dividem-se em dois grupos: as superficiais, também conhecidas como subcutâneas, e as profundas. As primeiras localizam-se logo abaixo da pele e as profundas situam-se abaixo dos músculos e tendões.

As mais de 150 bolsas sinoviais do nosso corpo geralmente são nomeadas pela sua localização. A bursa subacromial, por exemplo, é a que situa-se abaixo do músculo deltóide e do acrômio – a extremidade superior da escápula. Essa bolsa sinovial é uma das mais conhecidas do corpo, já que grande parte dos casos de bursite acontecem nela.

E é curioso perceber que as bursas, essas estruturas tão importantes do nosso sistema musculoesquelético, tenham ficado conhecidas por causa de uma patologia. A bursite, que é a inflamação da bursa, é a doença mais conhecida dessa estrutura.

Na gigantesca maioria dos casos, a bursite é causada por traumas oriundos de esforço repetitivo. Mas há um tipo de bursite que é provocado por infecções: a bursite séptica. Esta normalmente acontece nas bolsas subcutâneas e a infecção é provocada por bactérias.

As bursas, como todas as outras estruturas do aparelho musculoesquelético, estão sujeitas ao desgaste e a degeneração natural provocada pela idade. Portanto, se você está enfrentando dor ou hipersensibilidade nas articulações, procure o ortopedista. Ele irá conduzir um diagnóstico clínico para investigar qual estrutura da articulação está provocando o desconforto.

Lucas F. Cruz | Ortopedista
Nossos serviços

Especialidades e atendimentos

Ortopedia e traumatologia

Especialidade que cuida da saúde dos elementos do aparelho locomotor – ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações – e das doenças, traumas e fraturas relacionadas a essas estruturas.

Pé e tornozelo

Subespecialidade responsável por 28 ossos, 36 articulações, cerca de 29 músculos e mais de 30 ligamentos. Eles formam uma das biomecânicas mais complexas do corpo: o pé e o tornozelo.

Lesões do esporte

Área de medicina dedicada ao estudo e tratamento de lesões decorrentes do esporte. Geralmente elas são estresses impostos ao organismo que o impedem de funcionar adequadamente.