Quais são as lesões comuns no ciclismo e como podem ser evitadas?
Cada dia mais popular, o ciclismo e, principalmente, o Mountain Bike é um esporte que pode ser praticado ao ar livre e gera grande bem estar. Juntamente com sua popularidade as queixas por lesões geradas por este esporte é progressivamente frequente nos consultórios.
Dor no joelho
O joelho é o local mais comum para lesões no ciclismo devido a sobrecarga excessiva. Síndrome patelofemoral, tendinite do tendão patelar, tendinite do quadríceps e síndrome do atrito da banda iliotibial são algumas das lesões comuns. O correto alongamento e reforço de grupos musculares específicos,posicionamento dos pedais e uso de sapatilhas adequadas podem prevenir estas lesões.
Dor cervical
É comum os ciclistas sentirem dor no pescoço quando ficam na mesma posição por muito tempo. Se o guidão estiver muito baixo, os ciclistas podem ter que aumentar a flexão da coluna torácica, colocando pressão no pescoço e nas costas. Os isquiotibiais encurtados também podem fazer com que os ciclistas aumentem a cifose, isto faz com que o pescoço se hiperextenda. O alongamento regular desses músculos criará flexibilidade e tornará mais fácil manter a postura adequada.
Dor no punho e antebraço
Os ciclistas devem pedalar com os cotovelos levemente dobrados, nunca com os cotovelos completamente estendidos. Quando atingem irregularidades na estrada, os cotovelos dobrados atuam como amortecedores. Já no punho, as duas lesões mais comuns são a síndrome do canal de guyon e síndrome do túnel do carpo. A primeira trata-se da compressão do nervo ulnar na região do punho, já a segunda é a compressão do nervo mediano também ao nível do punho. É sempre importante alternar a posição da pegada no guidon para evitar que tais nervos sejam comprimidos por tempo prolongado. Além disso, luvas acolchoadas e alongamento das mãos e punhos antes de pedalar também ajudam
Lesões traumáticas
As lesões traumáticas causadas por quedas são muito recorrentes no ciclismo. Uma modalidade do ciclismo que é muito popular aqui em Sete Lagoas e que estas lesões são ainda mais frequentes é o Mountain Bike. Um artigo publicado no The Journal of Trauma mostrou que 46,5% destas lesões são ortopédicas, seguido por traumas na cabeça com cerca de 12,2%. Dentre as lesões ortopédicas as mais comuns são, fraturas do punho, fraturas de clavícula, luxações do ombro e fraturas da perna. A melhor maneira de evitar tais lesões é andar dentro dos próprios limites e usar os equipamentos de segurança adequados.
Aqui em Sete Lagoas temos vários ortopedistas competentes e credenciados pela SBOT capazes de tratar diversas destas lesões.