Neuroma de Morton

É uma tumoração benigna do nervo interdigital causada por compressão crônica, normalmente entre o 3º e o 4º dedos, que causa dor, sensação de formigamento, queimação ou choque na região plantar do pé

O que é o neuroma de Morton?

É um espessamento do tecido que envolve o pequeno nervo na região dos dedos dos pés, geralmente desenvolvido entre o terceiro e o quarto dedos. Ocorre frequentemente em resposta a irritação, trauma ou sobrecarga excessiva.
A patologia e é mais comum em mulheres e sapatos de salto alto e de bico fino podem agravar a condição.

Quais são os sintomas do neuroma de Morton? E como é feito o diagnóstico?

O principal sintoma é uma dor, do tipo em queimação, na região acometida. Ela pode irradiar para os dedos dos pés gerando, muitas vezes, a sensação de pisar sobre pedras. A dor pode piorar com a atividade ou com uso de sapatos. Também pode haver dormência ou sensação de um “clique” nos dedos dos pés.
A anamnese e a avaliação clínica com seu ortopedista orientam bastante o diagnóstico. É recomendável fazer exame de raio X para tentar descartar patologias com sintomas semelhantes, como fraturas por estresse ou artrite. Já para confirmar o neuroma de Morton e avaliar o seu tamanho é possível realizar ressonância magnética ou ultrassonografia.

Tratamento

O tratamento inicial pode envolver várias medidas não cirúrgicas sendo que a principal é a mudança de calçados. Busca-se evitar o uso de sapatos muito apertados. Calçados específicos para esse tipo de lesão e palmilhas personalizadas podem ser prescritos. As palmilhas podem ajudar a aliviar a dor, uma vez que reduzem a pressão no neuroma de Morton.
Nos casos em que há necessidade de reduzir o inchaço e a inflamação do nervo, podem ser administradas infiltrações de corticosteroide, que costumam proporcionar alívio na dor.
Vários estudos demonstraram que uma combinação de trocas de calçados, medicamentos anti-inflamatórios orais, órteses e injeções de cortisona proporcionam alívio em até 80% das pessoas com neuroma de Morton. Se o tratamento conservador não aliviar os sintomas ou se os sintomas voltarem, pode ser necessária a realização de cirurgia. Ela consiste na remoção de uma pequena porção do nervo, incluindo o neuroma, ou na liberação do tecido ao redor do nervo, para descomprimi-lo.