Fasceíte Plantar

Fasceíte plantar

A fáscia plantar é uma estrutura fibrosa que se origina no osso do calcâneo e se estende por toda planta dos pés até as falanges proximais dos dedos. Uma de suas principais funções é manter o arco plantar do pé.

As causas das dores na fáscia plantar motivam estudos há muito tempo. Nessa trajetória de pesquisas, muitas hipóteses já foram descartadas.

Por algum tempo atribuíram-se as dores ao achado radiológico conhecido como “esporão de calcâneo”. Entretanto, pesquisas identificaram pacientes que apresentavam os sintomas e não possuíam o esporão ou nenhuma outra alteração radiológica. Além disso, diagnosticaram-se muitos portadores do esporão que não sentiam dor. Dessa forma, a hipótese do esporão como causa da dor foi descartada.

Fasceíte plantar: causas e formas de tratamento

Ainda hoje muitas pessoas pensam que o que provoca dor é uma alteração inflamatória da fáscia. Contudo, análises nos pacientes já identificaram que o processo inflamatório é pouco presente.

Os principais responsáveis por provocar dor na fáscia plantar são o encurtamento e as alterações degenerativas dessa estrutura. A dor geralmente é pior pela manhã, nos primeiros passos. Pode aliviar alguns minutos depois mas tende a persistir ao longo do dia.

Uma das principais causas da fasceíte plantar são as lesões por esforço repetitivo da fáscia plantar. Elas geralmente são provocadas por um mau amortecimento de impacto, que costuma a acontecer devido a diversos fatores: realização de algumas atividades esportivas como corrida e futebol; excesso de peso; uso calçados inadequados. A combinação desses três fatores amplia drasticamente as chances do desenvolvimento da fasceíte.
Tratamentos da fasceíte plantar

Os sintomas podem ser aliviados por vários tratamentos que, em sua grande maioria, são não invasivos e de baixo custo. Os casos que exigem tratamento cirúrgicos são muito raros.

A fisioterapia, mudança do tipo de calçado, uso de palmilhas e imobilizadores são exemplos de tratamento. Em último caso apela-se para o tratamento cirúrgico, que nem sempre tem bons resultados (fasciotomia plantar).