Entenda o pé plano adquirido do adulto

A deformidade do pé plano adquirida do adulto consiste em uma perda progressiva do arco do plantar do pé. A principal causa do aparecimento desta deformidade é a perda progressiva da função do tendão tibial posterior.Este problema pode começar apenas como uma dor no trajeto do tendão tibial posterior podendo progredir com a perda progressiva do arco plantar, aparecimento de artrose no pé e tornozelo até o colapso completo do pé .
Anatomia

O músculo tibial posterior se origina nos ossos da perna (tíbia e fíbula). Este músculo então se transforma no tendão tibial posterior, que passa atrás da parte interna do tornozelo (maléolo medial) e se liga ao osso navicular na região do peito do pé. O tendão tibial posterior desempenha um papel central na manutenção do arco do pé.

Além dos tendões que cruzam as articulações do tornozelo e do pé, vários ligamentos estendem e estabilizam essas articulações. Os ligamentos na parte interna do tornozelo também podem entrar em colapso e contribuir para o achatamento progressivo do arco.

Vários músculos e tendões ao redor do tornozelo e do pé atuam para contrabalançar a ação do tendão tibial posterior. Em circunstâncias normais, o resultado é um tornozelo e pé equilibrados com movimentos normais. Quando o tendão tibial posterior falha, os outros músculos e tendões passa, a atuar sem a oposição do tibial posterior. Esses músculos, então, contribuem para a deformidade progressiva observada com esse distúrbio.
Sintomas

Pacientes com AAFD costumam sentir dor, deformidade e / ou inchaço no tornozelo ou no retropé. Quando o tendão tibial posterior não funciona adequadamente, uma série de alterações pode ocorrer no pé e no tornozelo. Nos estágios iniciais, os sintomas geralmente incluem dor e edema ao longo do tendão tibial posterior, atrás da parte interna do tornozelo.

Como o tendão falha com o tempo, pode ocorrer deformidade do pé e tornozelo. Essa deformidade pode incluir:

• achatamento progressivo do arco
  • deslocamento para fora do calcanhar de modo que ele não esteja mais
  • alinhado com o resto da perna
  • deformidade rotacional do antepé
  • desenvolvimento de artrite
  • deformidade da articulação do tornozelo

Em certos estágios desse distúrbio, a dor pode surgir na parte externa do tornozelo. À medida que o calcanhar se desloca para fora, as estruturas são comprimidas na parte externa desta articulação.
Causas

A disfunção do tendão tibial posterior é a causa mais comum do pé plano adquirido do adulto. Freqüentemente, não há evento específico ou lesão que inicie o problema. Mais comumente, o tendão é lesado pelo “desgaste” ao longo do tempo. A disfunção do tendão tibial posterior ocorre mais comumente em pacientes que nascem com o pé chato ou que desenvolvem a doença por outros motivos. Com um arco relativamente plano, mais estresse é colocado no tendão tibial posterior e também nos ligamentos na parte interna do pé e tornozelo. O resultado é um distúrbio progressivo. O peso também desempenha um papel importante na progressão deste distúrbio. Para pacientes com excesso de peso, a perda de peso significativa pode levar a alguma melhora dos sintomas.
Diagnóstico

O diagnóstico de disfunção do tendão tibial posterior e do pé plano geralmente é feito a partir de uma combinação de sintomas, exame físico, raios-X, ressonância magnética ou ultassonografia. Seu ortopedista observará a localização da dor, o formato do seu pé, a flexibilidade das articulações do retropé e a forma como você anda para fazer o diagnóstico e avaliar o quão avançado o problema está.
Tratamentos

O tratamento depende muito dos sintomas, objetivos, gravidade da deformidade e presença de artrite do paciente. Alguns pacientes melhoram sem cirurgia. Repouso e imobilização, órteses, aparelhos ortopédicos e fisioterapia. Em outras situações apenas a cirurgia pode trazer algum benefício

Com a doença em estágio inicial que envolve dor ao longo do tendão, a imobilização com uma bota por um período de tempo pode aliviar o estresse no tendão e reduzir a inflamação e a dor. Palmilhas também podem ajudar noes estágios iniciais da doença. Tratamentos não cirúrgicos para estágios mais avançados podem retardar a progressão do distúrbio e limitar os sintomas, mas não corrigem a deformidade.
Se a cirurgia for necessária, vários procedimentos diferentes podem ser considerados. As especificações da cirurgia planejada dependem do estágio da doença e dos objetivos específicos do paciente.

Os procedimentos possíveis podem inculir a remoção do revestimento do tendão inflamado, transferências de tendão, corte e realinhamento de ossos, colocação de implantes para realinhar o pé e fusões articulares. Em geral, a doença em estágio inicial pode ser tratada com procedimentos de tendão e ligamento com a adição de osteotomias (corte ósseo) para realinhar o pé.

A doença em estágio posterior com deformidade rigidamente fixada ou artrite geralmente é tratada com procedimentos de fusão articular. Esses procedimentos permitem uma correção poderosa de deformidades graves, levando a uma maior estabilidade e alívio da dor; no entanto, eles também levam a um pé mais rígido e perda de movimento.

Para obter mais informações sobre tratamentos cirúrgicos específicos, consulte o artigo sobre correção cirúrgica de pé chato.

Se você estiver pensando em fazer uma cirurgia, converse com seu cirurgião ortopédico de pé e tornozelo sobre os detalhes do procedimento planejado.
Recuperação

A recuperação prevista após o tratamento varia consideravelmente dependendo do tratamento. Os tratamentos não operatórios geralmente envolvem o uso de uma bota até que os sintomas desapareçam. Quase todos os tratamentos cirúrgicos requerem um período de imobilização e restrição de peso que pode variar de várias semanas a vários meses. Procedimentos mais envolvidos, que incluem transferência de tendão, osteotomia ou fusão, podem exigir um período mais longo de recuperação. Normalmente, os pacientes não apresentam melhora completa até 1-2 anos após a cirurgia.