Cuidados com o pé diabético

Qualquer diabético, mesmo aqueles que conseguem controlar seus níveis de glicose com de medicações e dieta, têm risco de desenvolver lesões nos pés, secundárias à doença.

Cuidados com o pé diabético

Para prevenção, a principal medida é realizar a inspeção diária dos pés. Inspecione todos os lados, incluindo as partes inferiores. A inspeção pode ser melhor realizada com a ajuda de alguém ou com um espelho.

Durante uma verificação, procure notar qualquer alteração no pé – seja na forma, cor, perda de sensibilidade, áreas dolorosas, calos ou lesões de pele. Qualquer nova lesão precisa ser identificada e mostrada a um médico.

A avaliação da cor é importante porque ajuda a mostrar qualquer alteração no fluxo sanguíneo para o pé. Escurecimento da pele ou perda da pilosidade pode indicar que o suprimento de sangue diminuiu.

Um menor fluxo sanguíneo no pé pode significar dificuldade de cicatrização de cortes e arranhões e, quando isso acontece, o pé corre risco de infecção, úlceras e danos adicionais ao tecido e ao osso.

As feridas e infecções, quando não controladas, podem levar a amputação do membro. Por isso os cuidados abaixo são fundamentais:

• Lavar os pés todos os dias com sabão suave e água morna.
  • Não deixar os pés molhados ou úmidos.
  • Lembrar-se de secar entre os dedos.
  • Cortar as unhas dos pés em linha reta, evitando cortar os cantos.
  • Se encontrar uma unha encravada, consulte o seu médico.
  • Não usar instrumentos afiados em seus pés.
  • Usar meias confortáveis.
  • Usar calçados adequados.
  • Não ficar de pernas cruzadas por longos períodos de tempo.
  • Não fumar.

A sensibilidade em pés de pacientes diabéticos também pode ficar diminuída, fazendo com que pequenos ferimentos passem desapercebidos. Uma maneira de monitorar a sensibilidade pode ser durante o banho. Teste a temperatura da água do chuveiro com a mão e, em seguida, com os pés para identificar qualquer perda de sensação de temperatura.

Diabéticos devem usar sapatos mais protetores, evitar sandálias ou outros tipos de calçados que deixem os pés expostos. Existem sapatos especificamente fabricados para pacientes com pés diabéticos.

Todos os cuidados listados são muito importantes. A prevenção pode evitar desfechos ruins para os pacientes com esta doença.